Gabriel Tarde: Un estudio introductorio a su teoría sociológica
Gabriel Tarde: An introductory study of his sociological theory
Gabriel Tarde: Um estudo introdutório de sua teoria sociológica
DOI:
https://doi.org/10.15446/rcs.v47n2.113748Palabras clave:
adaptación, imitación, invención, oposición, repetición, socialización (es)adaptation, imitation, invention, opposition, repetition, socialization (en)
adaptação, imitação, invenção, oposição, repetição, socialização (pt)
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En Sarlat-la-Canéda, 1843, nació Gabriel Tarde, realizó estudios de derecho en la Universidad de Toulouse y su pensamiento sociológico fue expuesto en Les lois de l’imitation: étude sociologique, L'opposition universelle. Essai d’une théorie des contraires, La logique sociale y Les lois sociales. Esquisse d’une sociologie. Una anécdota (reiterada) es remitirse a Tarde por la discusión sostenida con Émile Durkheim, un debate que, posiblemente lo dejó al margen de la configuración “oficial” de la sociología. Sin embargo, su obra ejerció influencia en el derecho, la economía y la psicología de su época. Igualmente, conceptos como la creencia, la criminología, el deseo, la monadología, la multitud y la opinión posibilitan entender su novedad, especialmente para la teoría sociológica.
En la obra sociológica de Gabriel Tarde, las categorías principales son la imitación y la invención, y las nociones subsidiarias son la repetición, la oposición y la adaptación. La repetición prolonga, la oposición contrasta y la adaptación ajusta, siguiendo a la invención, es decir, lo renovado asemeja, diferencia y adecua, se imita la innovación. De acuerdo con lo dicho, las categorías principales y las nociones subsidiarias permiten, por ejemplo, comprender y explicar los (diferentes) procesos de socialización (primaria y secundaria), entre los sujetos en los (múltiples) grupos sociales, ya que la “sociedad” es una formación heterogénea.
De esta manera, el objetivo del artículo es interpretar la teoría sociológica propuesta por Gabriel Tarde, a partir de sus categorías principales y secundarias. El artículo se organiza en seis apartados: la introducción; la imitación como ley social; la repetición, la oposición, la adaptación; la imitación y la invención; la imitación: una forma de socialización, y, conclusiones. Por último, en lo relacionado a lo metodológico, se pretende analizar sus principales conceptos, comprender su relevancia y reconocer la posible contribución al pensamiento sociológico.
In Sarlat-la-Canéda, in 1843, Gabriel Tarde was born, he studied law at the University of Toulouse and his sociological thought was exposed in Les lois de l’imitation: étude sociologique, L'opposition universelle. Essai d'une théorie des contraires, La logique sociale and Les lois sociales. Esquisse d'une sociologie. Esquisse d’une sociologie. An anecdote (reiterated) is referring to Tarde for the discussion he had with Émile Durkheim, a debate that possibly left him outside the “official” configuration of sociology. However, his work exerted an influence on the law, economics, and psychology of his time. Similarly, concepts such as belief, criminology, desire, monadology, the multitude, and opinion make it possible to understand their novelty, especially for sociological theory.
In Gabriel Tarde’s sociological work, the main categories are imitation and invention, the subsidiary notions are repetition, opposition, and adaptation. The repetition prolongs, the opposition contrasts and the adaptation adjust, following the invention, that is, the renewed resembles, differs, and adapts, the innovation is imitated. According to what has been said, the main categories and the subsidiary notions allow, for example, understand and explain the (different) processes of socialization (primary and secondary) among the subjects in the (multiple) social groups, since “society” is a heterogeneous formation.
In this way, the objective of the article is to interpret the sociological theory proposed by Gabriel Tarde, based on its main and secondary categories. The article is organized into six sections: introduction; imitation as a social law; the repetition, the opposition, the adaptation; imitation and invention; imitation: a form of socialization, and conclusions. Finally, regarding methodology, the aim is to analyze its main concepts, understand its relevance and recognize the possible contribution to sociological thinking.
Em Sarlat-la-Canéda, em 1843, nasceu Gabriel Tarde, estudou direito na Universidade de Toulouse e seu pensamento sociológico foi exposto em Les lois de l’imitation: étude sociologique, L'opposition Universelle. Essai d'une théorie des contraires, La logique sociale e Les lois sociales. Esquisse d'une sociologie. Uma anedota (reiterada) refere-se à Tarde pela discussão que teve com Émile Durkheim, debate que possivelmente o deixou fora da configuração “oficial” da sociologia. No entanto, sua obra influenciou o direito, a economia e a psicologia de sua época. Da mesma forma, conceitos como crença, criminologia, desejo, Monadologia, multidão e opinião permitem entender sua novidade, especialmente para a teoria sociológica.
Na obra sociológica de Gabriel Tarde, as categorias principais são a imitação e a invenção, as noções subsidiárias são a repetição, a oposição e a adaptação. A repetição prolonga, a oposição contraste e a adaptação ajustar, seguindo a invenção, ou seja, o renovado assemelha-se, difere e adapta-se, a inovação é imitada. Conforme foi dito, as categorias principais e as noções subsidiárias permitem, por exemplo, compreender e explicar os (diferentes) processos de socialização (primária e secundária), entre os sujeitos dos (múltiplos) grupos sociais, uma vez que a “sociedade” é uma formação heterogênea.
Dessa forma, o objetivo do artigo é interpretar a teoria sociológica proposta por Gabriel Tarde, a partir de suas categorias principais e secundárias. O artigo está organizado em seis seções: a introdução; a imitação como lei social; a repetição, a oposição, a adaptação; imitação e invenção; imitação: uma forma de socialização e, conclusões. Por fim, no que diz respeito à metodologia, pretende-se analisar os seus principais conceitos, compreender a sua relevância e reconhecer a possível contribuição para o pensamento sociológico.
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