Publicado
Ética e intencionalidad en el proceso de educar en salud
Palavras-chave:
ética, educación en salud, intencionalidad (es)Downloads
Referências
(1) ARANGUREN, Javier, Antropología filosófica, Ma-drid, MacGraw-Hill.
(2) ARRATIA, A., La bioética y su implicancia en la edu-cación para la salud. Tesis para optar al grado de doctoraen Enfermería: área de concentración Filosofía en Enfer-mería. Universidad Federal de Santa Catarina, Florianó-polis, Brasil, 1998.
(3) BARRA, Enrique, Psicología de la salud, Santiago,Mediterráneo, 2003.
(4) BROCKETT, R.G.; HIEMSTRA, R., El Aprendizajeautodirigido en la educación de adultos, 1era. ed., Barce-lona, Paidos, 1993.
(5) BUTLER; K. L., Health promotion and educationthrough a patient ́s eyes. Promotion Education, v. VI, n.1, marzo 1999.
(6) CARPER, B., Fundamental patterns of knowing innursing. Advances in Nursing Science, v. 1, n. 1 1978.
(7) COLLIÈR, Marie Françoise, “Encontrar el sentido ori-ginal de los cuidados enfermeros”, en Revista Rol de En-fermería, v. 22. n. 1, 1999.
(8) CORTINA, A., Ética mínima, 4ta. ed. Madrid, Tecnos,1994.
(9) DENNETT, D., La conciencia explicada, Buenos Ai-res, Páidos, 1995.
(10) FREIRE, P., Educação como prática da liberdade, 17.ed. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra, 1989.
(11) GAGNÈ, R., Las condiciones del aprendizaje, 4.ed.México, Mac.Graw-Hill/Interamericana, 1996.
(12) GÓMEZ, R., Ética. Problemas morales de la existenciahumana, Barcelona, Magisterio Casals, 1998.
(13) GOOD, Thomas; BROPHY, Jere., Psicología educati-va, 5ta. ed. México, MacGraw-Hill, 1996.
(14) GUDIN, M., “Cerebro y bioética”, en Manual de bio-ética, Tomás, Gloria M. coord. Pamplona, EUNSA, 2001.
(15) LAVADOS, M., MONGE, J., QUINTANA, C., SERANI,A., Problemas contemporáneos en bioética, Santiago,Chile, Pontificia Universidad Católica de Chile, 1990.
(16) LEÓN, F., “La bioética: los modelos éticos de referen-cia” en Revista Persona y Bioética, n. 1, junio 1997.
(17) LLEDO, E., “Introducción a las éticas”, en Aristóte-les: Etica nicomáquea. Etica eudemia, Traducción por Ju-lio Palli Bonet, Madrid, Gredos, 1988, p. 54.
(18) LOZANO, N, y VEGA, C., Metodología de la educa-ción de a dultos, II. 2da. ed. Santiago, Chile, CEPIP, 1996,p. 17.
(1)MATURANA, H., El Sentido de lo humano, 7a. ed.Santiago, Dolmen, 1995, p. 247.
(19) MILLÁN-PUELLES, A., La libre afirmación de nuestroser. Una fundamentación de la ética realista, 1era. ed.,Madrid, Alianza, 1994, p. 35.
(20) POLAINO-LORENTE, A., Manual de bioética, Madrid,Mosby, 1997, p. 2.
(21) SEARLE, J., Mentes cerebros y ciencia, Madrid, Cá-tedra, 1994, p. 18.
(22) SERANI, A., El viviente humano, Navarra, EUNSA,2000, 1668.
(23) SPAEMANN, R., Ética: cuestiones fundamentales, 4.ed., España, EUNSA, 1995, p. 33.
(24) VALLS, Ramón, Ética para la bioética y a ratos parala política, Barcelona, Gedisa, 2003, p. 11.
(25) YEPES, R., Fundamentos de antropología. Un ideal de laexcelencia humana, 4ª. ed. Navarra, Eunsa, 1997, p. 30.
Como Citar
VANCOUVER
ACM
ACS
APA
ABNT
Chicago
Harvard
IEEE
MLA
Turabian
Baixar Citação
Acessos à página de resumo
Downloads
Licença
Copyright (c) 2005 Avances en Enfermería
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Avances en Enfermería estão licenciados sob a Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0. Desde 2020, adicionamos à licença o reconhecimento CC-BY-NC, em que é permitido a qualquer pessoa copiar, redistribuir, remixar, transmitir e adaptar o trabalho de maneira não comercial, e, embora seus novos trabalhos devam citar adequadamente a obra original e a fonte, bem como não devem ser comerciais, não têm que solicitar autorizações para trabalhos derivados nos mesmos termos.