Publicado

2024-01-01

Sobre a arte como fotografia em Mário de Andrade e Walter Benjamin

On Art as Photography by Mário de Andrade and Walter Benjamin

Sobre el arte como fotografía en Mário de Andrade y Walter Benjamin

DOI:

https://doi.org/10.15446/lthc.v26n1.111327

Palabras clave:

Mário de Andrade, Walter Benjamin, cinema, modernismo, modernidade (pt)
Mário de Andrade, Walter Benjamin, cine, vanguardia, modernidad (es)
Mário de Andrade, Walter Benjamin, Cinema, Vanguard, Modernity (en)

Autores/as

  • Natan Kremer Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alexandre Fernandez Vaz Universidade Federal de Santa Catarina

Partindo de um jogo de atração e repulsão entre os argumentos que Mário de Andrade e Walter Benjamin desenvolvem sobre o cinema, o artigo apresenta simultaneidades na reflexão sobre a nova arte na obra dos autores. Para tanto, desenvolve uma leitura espelhada dos ensaios de Mário escritos nos anos 1920, contrastando com a discussão benjaminiana elaborada na década seguinte. Ainda que conceitualmente os autores divirjam sobre a arte como fotografia – ou seja, sobre uma nova sensibilidade estética que se instaura na modernidade na qual a imagem passa a se colocar como fundamento estético inclusive no não-cinematográfico –, a hipótese analítica de Benjamin dá sustentação para a leitura de um romance como Macunaíma, de Mário. Discute-se, então, a tensão entre a obra ensaística e romanesca do brasileiro, atentando para como a arte como fotografia se coloca como potência em sua própria estética.

Starting from a movement of attraction and repulsion between the ideas of Mário de Andrade and Walter Benjamin on cinema, in this paper are presented simultaneities in the reflection of both authors on the new art. With this aim, it develops a reflected reading of Mario's essays of the 1920s, contrasting with the Benjaminian discussion of the following decade. Although conceptually about Art as Photography the author are not in agreement each other —about a new aesthetic sensitivity that is established in modernity where the image begins to place itself as an aesthetic foundation even in non-cinematographic—, Benjamin's analytical hypothesis may sustain a reading of a novel like Macunaíma, by Mario. Then, the paper discusses the tension in the Brazilian essayist and novelist Oeuvre, paying attention to how Art as Photography stands as power in its own aesthetics.

A partir del juego de atracción y repulsión entre los argumentos de Mário de Andrade y Walter Benjamin sobre el cine, en el artículo se presentan simultaneidades entre ellos en la reflexión sobre el nuevo arte. Para eso, se desarrolla una lectura espejada de los ensayos de Mário escritos en la década de 1920, contrastando con la discusión benjaminiana de la década posterior. Aunque conceptualmente los autores diverjan sobre el arte como fotografía —o sea, sobre una nueva sensibilidad estética instaurada en la modernidad, en la cual la imagen se pone como fundamento estético inclusive afuera del cine—, la hipótesis analítica de Benjamin sostiene la lectura de una novela como Macunaíma, de Mário. Se discute, entonces, la tensión entre la obra ensayística y narrativa del brasileño, poniendo énfasis en cómo el arte como fotografía se pone como potencia en su estética.

Referencias

Adorno, Theodor e Max Horkheimer. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro, Zahar, 1985.

Adorno, Theodor. “Notas sobre o filme”. Theodor W. Adorno. São Paulo, Ática, 1986, págs. 100-107.

Adorno, Theodor. “Progresso”. Lua Nova, num. 27, 1992, págs. 217-236. Web. 29 de maio de 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-64451992000300011

Adorno, Theodor. Estética 1958-1959. Buenos Aires: Las Cuarenta, 2013.

Andrade, Mário de. Macunaíma, o herói sem nenhum caráter. Rio de Janeiro, Agir, 2007.

Andrade, Mário de. No cinema. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2010.

Andrade, Mário de. “A escrava que não é Isaura”. Obra imatura. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2013, págs. 225-335.

Andrade, Mário de. “Pauliceia desvairada”. Poesia completa v. 1. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2013, págs. 57-127.

Andrade, Mário de. Amar, verbo intransitivo. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2013.

Baudelaire, Charles. O pintor da vida moderna. Belo Horizonte, Autêntica, 2010.

Benjamin, Walter e Erich Auerbach. Correspondencia. Buenos Aires, Godot, 2015.

Benjamin, Walter. A hora das crianças. Narrativas radiofônicas. Rio de Janeiro, NAU, 2015.

Benjamin, Walter. Origem do drama trágico alemão. Belo Horizonte, Autêntica, 2016.

Benjamin, Walter. “Infância Berlinense: 1900”. Rua de mão única: Infância Berlinense: 1900. Belo Horizonte, Autêntica, 2017, págs. 69-116.

Benjamin, Walter. “Crisis de la novela”. La tarea del crítico. CABA, Eterna Cadencia, 2017, págs. 69-76.

Benjamin, Walter. “Pequena história da fotografia”. Estética e sociologia da arte. Belo Horizonte, Autêntica, 2017, págs. 49-78.

Benjamin, Walter. “A obra de arte na época da possibilidade de sua reprodução técnica (5ª versão)”. Estética e sociologia da arte. Belo Horizonte, Autêntica, 2017, págs. 7-47.

Benjamin, Walter. “Sobre alguns motivos na obra de Baudelaire”. Baudelaire e a modernidade. Belo Horizonte, Autêntica, 2017, págs. 103-149.

Benjamin, Walter. Passagens. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2018.

Benjamin, Walter. “Sobre o conceito da História”. O anjo da história. Belo Horizonte, Autêntica, 2019, págs. 9-20.

Buck-Morss, Susan. Walter Benjamin, escritor revolucionario. CABA, La marca editorial, 2014.

Claussen, Detlev. “Globale Gleichzeitigkeit, gesellschaftliche Differenz”. Hannoversche Schriften 6. Frankfurt am Main, Neue Kritik, 2005, págs. 9-29.

Cunha, João Manuel dos Santos. A lição aproveitada: modernismo e cinema em Mário de Andrade. Cotia, Ateliê Editorial, 2011.

Didi-Huberman, Georges. “Povos expostos, povos figurantes”. Vista, v. 1, 2017, págs. 16-31. Web. 29 de maio de 2023. DOI: https://doi.org/10.21814/vista.2963

Freyre, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. São Paulo, Global, 2006.

Friedrich, Hugo. Estrutura da lírica moderna: da metade do século XIX a meados do século XX. São Paulo, Duas Cidades, 1978.

Lopez, Telê Ancona. “O Turista Aprendiz na Amazônia: a invenção no texto e na imagem”. Anais do Museu Paulista, vol. 13. num. 2. 2005, págs. 135-164. Web. 29 de maio de 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-47142005000200005

Macunaíma. Direção e produção de Joaquim Pedro de Andrade. Brasil, 1969.

Pontes, Heloísa. Destinos mistos: os críticos do Grupo Clima em São Paulo (1940-68). São Paulo, Companhia das Letras, 1998.

Sarlo, Beatriz. La imaginación técnica: sueños modernos de la cultura argentina. CABA, Nueva Visión, 2004.

Scramim, Susana. “Pervivências” do arcaico: a poesia de Drummond, Murilo Mendes e Cabral e sua sombra. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2019.

Sontag, Susan. Ante el dolor de los demás. Barcelona, Debolsillo, 2010.

Sontag, Susan. “Teatro e filme”. A vontade radical. São Paulo, Companhia de Bolso, 2015, págs. 108-132.

Sterzi, Eduardo. “Mário de Andrade e o apocalipse das imagens”. Remate de males, vol. 39, num. 1, 2019, págs. 246-264. Web. 29 de maio de 2023. DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v39i1.8654549

Cómo citar

APA

Kremer , N. y Fernandez Vaz, A. (2024). Sobre a arte como fotografia em Mário de Andrade e Walter Benjamin. Literatura: teoría, historia, crítica, 26(1). https://doi.org/10.15446/lthc.v26n1.111327

ACM

[1]
Kremer , N. y Fernandez Vaz, A. 2024. Sobre a arte como fotografia em Mário de Andrade e Walter Benjamin. Literatura: teoría, historia, crítica. 26, 1 (ene. 2024). DOI:https://doi.org/10.15446/lthc.v26n1.111327.

ACS

(1)
Kremer , N.; Fernandez Vaz, A. Sobre a arte como fotografia em Mário de Andrade e Walter Benjamin. Lit. Teor. Hist. Crít. 2024, 26.

ABNT

KREMER , N.; FERNANDEZ VAZ, A. Sobre a arte como fotografia em Mário de Andrade e Walter Benjamin. Literatura: teoría, historia, crítica, [S. l.], v. 26, n. 1, 2024. DOI: 10.15446/lthc.v26n1.111327. Disponível em: https://revistas.unal.edu.co/index.php/lthc/article/view/111327. Acesso em: 31 ago. 2024.

Chicago

Kremer , Natan, y Alexandre Fernandez Vaz. 2024. «Sobre a arte como fotografia em Mário de Andrade e Walter Benjamin». Literatura: Teoría, Historia, crítica 26 (1). https://doi.org/10.15446/lthc.v26n1.111327.

Harvard

Kremer , N. y Fernandez Vaz, A. (2024) «Sobre a arte como fotografia em Mário de Andrade e Walter Benjamin», Literatura: teoría, historia, crítica, 26(1). doi: 10.15446/lthc.v26n1.111327.

IEEE

[1]
N. Kremer y A. Fernandez Vaz, «Sobre a arte como fotografia em Mário de Andrade e Walter Benjamin», Lit. Teor. Hist. Crít., vol. 26, n.º 1, ene. 2024.

MLA

Kremer , N., y A. Fernandez Vaz. «Sobre a arte como fotografia em Mário de Andrade e Walter Benjamin». Literatura: teoría, historia, crítica, vol. 26, n.º 1, enero de 2024, doi:10.15446/lthc.v26n1.111327.

Turabian

Kremer , Natan, y Alexandre Fernandez Vaz. «Sobre a arte como fotografia em Mário de Andrade e Walter Benjamin». Literatura: teoría, historia, crítica 26, no. 1 (enero 1, 2024). Accedido agosto 31, 2024. https://revistas.unal.edu.co/index.php/lthc/article/view/111327.

Vancouver

1.
Kremer N, Fernandez Vaz A. Sobre a arte como fotografia em Mário de Andrade e Walter Benjamin. Lit. Teor. Hist. Crít. [Internet]. 1 de enero de 2024 [citado 31 de agosto de 2024];26(1). Disponible en: https://revistas.unal.edu.co/index.php/lthc/article/view/111327

Descargar cita

CrossRef Cited-by

CrossRef citations0

Dimensions

PlumX

Visitas a la página del resumen del artículo

503

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.