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Estética de las sensaciones: de Paul Cézanne a Gilles Deleuze
Aesthetics of sensations: from Paul Cézanne to Gilles Deleuze
Estética das sensações: de Paul Cézanne a Gilles Deleuze
DOI:
https://doi.org/10.15446/rcpeha.n17.97875Palabras clave:
sensación, Gilles Deleuze, Paul Cézanne, estética, diagrama pictórico (es)sensação, Gilles Deleuze, Paul Cézanne, estética, diagrama pictórico (pt)
sensation, Gilles Deleuze, Paul Cézanne, aesthetics, pictoric diagram (en)
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El propósito de este trabajo es analizar la relación entre el pintor Paul Cézanne y el filósofo Gilles Deleuze en torno al concepto de sensación y su vínculo con la creación pictórica. Particularmente se estudiará la influencia del pintor en la concepción de la obra de arte como ser o bloque de sensación que realiza el filósofo francés. Así, es posible pensar a Deleuze como un filósofo que acompaña el arte de vanguardia del siglo XX dado que propone el arte como la sensibilización de las fuerzas no humanas del cosmos. Este trabajo dividirá la investigación en dos partes: primero se hará una aproximación al concepto de sensación que manejó el pintor francés en vida y luego se desarrollará el concepto de sensación tal como se presenta en la filosofía de Gilles Deleuze para determinar en qué medida Deleuze se sirve de la noción de sensación pos-impresionista y cómo la modifica a tal punto de que es un concepto estético válido y propio de su pensamiento estético.
The purpose of this paper is to analyse the relationship between painter Paul Cézanne and philosopher Gilles Deleuze concerning the concept of sensation and its link to the pictoric creation. Particularly, it will be studied the painter’s influence in the definition of work of art as being or block of sensation by the french philosopher. Thus, it is possible to think Deleuze as a philosopher who acompannies twentieth century avant-guarde art given that he proposes art as the sensibilization of non-human forces of the cosmos. The article will be divided into two parts: first the concept of sensation used by the french painter in life Will be approached; secondly the concept of sensation as it appears in the philosophy of Gilles Deleuze will be developed to determine in which way does Deleuze use the pos-impressionist notion of sensatin and how does he modify it to the point that it becomes a valid and own aesthetic concept of his philosophy.
Este artigo analisará a relação entre o pintor Paul Cézanne e o filósofo Gilles Deleuze em torno da concepção de uma obra de arte desenvolvida por este último. Em particular, a influência da estética cézanniana será estudada na definição de uma obra de arte como sendo ou bloco de sensações do filósofo francês. Assim, é possível pensar em Deleuze como alguém que acompanha a arte de vanguarda em primeira mão, uma vez que ele propõe a arte como o espaço onde se criam as sensações que compõem as forças não humanas do cosmos. O que este trabalho ocupa é a relação entre a sensação cezanniana e a criação pictórica deleuziana. A pesquisa será dividida em duas partes principais: na primeira, será feita uma abordagem ao conceito de sensação que o pintor francês utilizou em vida; Em seguida, o conceito de sensação conforme apresentado na filosofia de Gilles Deleuze será desenvolvido para determinar em que medida Deleuze usa a noção de sensação pós-impressionista e como ele a modifica a tal ponto que é um conceito estético válido típico de seu pensamento.
Referencias
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