Orientações para autores

Escopo

Após mais de cinquenta anos de existência, o Anuario Colombiano de Historia Social y de la Cultura constitui-se num espaço fundamental para historiadores, cientistas sociais, docentes, estudantes de pós-graduação e especialistas, tanto nacionais quanto internacionais, interessados na produção e difusão do conhecimento histórico. Seu objetivo principal é divulgar pesquisas sobre a história da Colômbia, contudo aceita trabalhos sobre a América Latina e o mundo, bem como análises de caráter historiográfico ou teórico. A revista recebe unicamente artigos originais e inéditos, e resenha de livros; portanto, não são aceitas traduções, entrevistas, comunicações ou partes de obras já publicadas em outros meios. As contribuições submetidas devem estar em espanhol, inglês ou português. Assim que forem submetidas ao processo de avaliação (primeiro filtro, avaliação duplo-cega, revisão de alterações e filtro de aprovação definitiva), considera-se que os autores cedem seus direitos patrimoniais à Universidad Nacional de Colombia para que, em caso de aceitação, as publique e reproduza em qualquer meio impresso ou digital. Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus trabalhos.

Ao ser seu propósito a produção e difusão do conhecimento histórico, o Anuario recorre às políticas de acesso aberto e não cobra de seus autores o envio, processamento ou publicação dos artigos (Article Processing Charges / Article Submission Charges). A revista está vinculada ao Departamento de História e é financiada pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidad Nacional de Colombia, sede Bogotá. O Anuario publica dois números por ano.

Processo de arbitragem

O Anuario Colombiano de Historia Social y de la Cultura recebe unicamente trabalhos originais e inéditos; não se aceitam traduções, comunicações escritas ou partes de obras já publicadas por qualquer meio. Se recebem contribuições em espanhol, inglês e português. As contribuições enviadas para avaliação do Anuario não deverão estar no mesmo processo com outras revistas. Todos os artigos são revisados com software anti-plágio.

Os artigos submetidos ao Anuario passam por vários filtros de avaliação. No primeiro filtro, são levados em consideração critérios de entrega formal, como extensão, relevância temática de acordo com a política editorial da revista, originalidade, redação, contribuições, argumentação rigorosa e que atenda a um padrão mínimo de qualidade acadêmica.

Os artigos que atendem a esses requisitos são encaminhados para avaliação de pares externos na modalidade “duplo-cego”. Em caso de controvérsia, o Comitê de Redação poderá designar um avaliador adicional ou ponderar as avaliações, levando em consideração os comentários dos revisores, seus próprios critérios acadêmicos e editoriais (quando aplicável, poderá delegar a decisão aos editores convidados).

O Comitê de Redação reserva-se o direito de aprovar ou rejeitar o material submetido, tanto em instâncias de revisão inicial (antes de ser enviado para revisão por pares), quanto final (após o processo de arbitragem). Todas as decisões serão tomadas em virtude de: a) argumentos acadêmicos, relacionados ao conteúdo dos artigos; e b) políticas editoriais da revista.

Caso o artigo seja publicado, o autor deverá aguardar dois (2) anos para submeter outro texto à apreciação da revista.

Características formais dos artigos

As contribuições devem ser enviadas unicamente em formato digital através do OJS: www.anuariodehistoria.unal.edu.co.

Os artigos devem conter as seguintes partes: título em espanhol, inglês e português; nome da mão do autor ou autores (nome com o qual costuma assinar suas produções acadêmicas) e sua afiliação institucional atual; resumo em espanhol, inglês e português (150-250 palavras); uma lista de máximo 10 palavras-chave; texto do artigo; figuras e tabelas (si tem); e bibliografia.

Se o artigo for resultado de um projeto de pesquisa financiado por alguma instituição, deve-se incluir o nome do projeto, a entidade, a instituição, código e data de aprovação.

Cada autor deve anexar um breve perfil biobibliográfico com seu nome, formação acadêmica, filiação institucional atual e ORCID; também seu e-mail e endereço postal.

Todos os manuscritos devem ser elaborados em Word. Sua extensão não deve ultrapassar 10.000 palavras, escritas com espaço duplo, em Times New Roman, tamanho 12, o que inclui as notas de rodapé e a bibliografia.

Resenhas

As resenhas devem corresponder a títulos publicados preferencialmente nos últimos três anos. O texto não deve exceder 1.700 palavras. Não se espera que as resenhas sejam resumos, mas que revisem criticamente o texto selecionado e desenvolvam uma discussão sobre ele à luz da historiografia sobre o assunto.

As citações para o livro revisado devem estar entre parênteses, indicando apenas o número da página (exemplo: “conteúdo da citação” (p. 15)); e as citações para outros trabalhos devem ser como notas de rodapé, seguindo o formato de citação da revista.

Os textos submetidos a esta seção da revista não estão sujeitos a revisão por pares. Sua seleção, com base em critérios acadêmicos e editoriais, é feita pelo Comitê Editorial.

Formato de figuras e tabelas

As figuras (incluem-se baixo esse nome as imagens, os mapas, as gráficas e as fotografias) e as tabelas devem ser tituladas, mencionadas explicitamente no corpo do artigo e devem estar relacionadas com seu conteúdo. Cada uma deverá mencionar a fonte original ou os dados utilizados para sua elaboração. Os autores são responsáveis de obter a respectiva permissão para sua reprodução quando o caso. Devem ser enviadas em um arquivo separado, respectivamente identificadas. As figuras se podem enviar em formato .jpg, .tiff, .png ou .gif com uma resolução mínima de 300 dpi (pontos por polegada). Devem ser enviados os arquivos originais das tabelas elaboradas em Excel ou em programas de desenho, ou seja, não devem ser incrustadas como imagens no arquivo Word.

Estilo

O itálico se utiliza para ênfase e para palavras estrangeiras não naturalizadas. O negrito se reserva para os títulos e os subtítulos do artigo. As citações textuais que ultrapassarem 40 palavras devem estar separadas do parágrafo, com tabulação e sem aspas.

Sistema de referências

O modelo de citação do Anuario Colombiano de Historia Social y de la Cultura é baseado no Chicago Manual of Style, no modelo de notas de rodapé e bibliografia.

Todas as referências devem ser listadas em ordem alfabética no final do artigo em uma seção intitulada “Bibliografia”, dividida nas seções “Fontes Primárias” e “Fontes Secundárias”.

“Fontes Primárias” incluem documentos de arquivo, publicações periódicas (revistas e jornais), documentos impressos (memórias, histórias, diários, leis, códigos, reimpressões de documentos, etc.), entrevistas e outros. Dentro deste pode-se criar, se for o caso, subsecções intituladas “Arquivos”, “Publicações periódicas”, “Documentos impressos”, “Entrevistas” e “Outros”, para agrupar todas as fontes primárias utilizadas.

“Fontes Secundárias” incluem livros, capítulos de livros, artigos em revistas acadêmicas, teses, apresentações, sites e aqueles documentos que tratam do tema da pesquisa (relatórios de pesquisa, textos inéditos, projetos, entre outros).

Em caso de dúvidas sobre como citar uma fonte, entre em contato com o e-mail do Anuario: anuhisto_fchbog@unal.edu.co.

É fundamental que os artigos enviados à chamada para a submissão sejam adequados ao sistema de referência utilizado pela revista.

Exemplos de citação

N: Referência completa em nota de rodapé.

NA: Nota de rodapé abreviada.

B: Bibliografia.

Nota: As seguintes abreviações não são usadas neste sistema: op. cit. e ibid.

 

Arquivos

N: Nome Sobrenome(s), “Título do documento”, lugar, data, arquivo (acrônimo do arquivo), Cidade do arquivo, Seção, Fundo, Série, tomo, volume, arquivo, fólios(s) consultado(s).

Rogerio María Becerra, “Informe que presenta el Intendente Nacional del Putumayo al Excmo. Presidente de la República por conducto del señor Ministro de Gobierno”, Mocoa, 24 de janeiro de 1906, Archivo General de la Nación (AGN), Bogotá, Seção República, Fondo Ministerio de Gobierno, tomo 502, fólios 21v-34r.

NA: Sobrenome(s), “Título do documento”, fólio(s) consultado(s).

Becerra, “Informe que presenta el Intendente Nacional del Putumayo al Excmo. Presidente de la República por conducto del señor Ministro de Gobierno”, fólios 39r-44v.

B: Nome do arquivo (acrônimo do arquivo), Cidade, País

            Seções consultadas

                        Subseções consultadas

Archivo General de la Nación (AGN), Bogotá, Colombia

            Seção República

                        Fondo Ministerio de Gobierno

 

Publicações periódicas

N: Nome Sobrenome(s), “Título do artigo”, Título do periódico ou revista volume, n.° xx (Cidade), data, página(s) consultada(s).

Baldomero Sanín Cano, “Eterna Juventud”, Semana 6 n.° 133, 1949, 20-25.

Jaime Yáñez, “Ragonvalia, en la frontera del olvido”, El Tiempo (Bogotá), 1º de fevereiro de 1994, 5C.

NA: Sobrenome(s), “Título curto do artigo”, página(s) consultada(s).

Sanín Cano, “Eterna Juventud”, 22.

Yáñez, “Ragonvalia, en la frontera del olvido”, 6A.

B: Título de jornal ou revista. Cidade, ano(s).

Semana, 1949.

El Tiempo. Bogotá, 1994.

 

Livros

 Um autor

 N: Nome Sobrenome(s), Título do livro (Cidade: Editorial, ano), página(s) consultada(s).

 Muriel Laurent, ed., El sello de Amberes. Libros flamencos en Santafé, siglos XVI y XVII (Bogotá: Ediciones Uniandes, 2021), 124-125.

 NA: Sobrenome(s), Título curto, página(s) consultada(s).

Laurent, El sello de Amberes, 130.

 B: Sobrenome(s), Nome. Título do livro. Cidade: Editorial, ano.

Laurent, Muriel, ed. El sello de Amberes. Libros flamencos en Santafé, siglos XVI y XVII. Bogotá: Ediciones Uniandes, 2021.

 

Dois e três autores

 N: Nome Sobrenome(s), Nome Sobrenome(s) e Nome Sobrenome(s), Título do livro (Cidade: Editorial, ano), página(s) consultada(s).

 Olga Acosta, John Naranjo e Adalberto Camperos, Delirantes (Bogotá: Rey Naranjo Editores, 2020), 25.

 NA: Sobrenome(s), Sobrenome(s) e Sobrenome(s), Título curto, página(s) consultada(s).

Acosta, Naranjo e Camperos, Delirantes, 30.

 B: Sobrenome(s), Nome, Nome Sobrenome(s) e Nome Sobrenome(s). Título do livro. Cidade: Editorial, ano.

Acosta, Olga, John Naranjo e Adalberto Camperos. Delirantes. Bogotá: Rey Naranjo Editores, 2020.

 

Quatro autores ou mais

 N: Nome Sobrenome(s) et al., Título do livro (Cidade: Editorial, ano), página(s) consultada(s).

Myriam Jimeno et al., Etnografías contemporáneas III: las narrativas en la investigación antropológica (Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2016), 173.

 NA: Sobrenome(s) et al., Título curto, página(s) consultada(s).

 Jimeno et al., Etnografías contemporáneas, 180.

 B: Sobrenome(s), Nome, Nome Sobrenome(s), Nome Sobrenome(s) e Nome Sobrenome(s). Título do livro. Cidade: Editorial, ano.

Jimeno, Myriam, Carolina Pabón, Daniel Varela e Ingrid Díaz. Etnografías contemporáneas III: las narrativas en la investigación antropológica. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2016.

 

Capítulos de livros

 N: Nome Sobrenome(s), “Título do capítulo”, in Título do livro, editado/coordenado/compilado por Nome Sobrenome(s) (Cidade: Editorial, ano), página(s) consultada(s).

 José Olinto Rueda, “Historia de la población colombiana 1880-2000”, in Nueva historia de Colombia, vol. 5, editado por Álvaro Tirado Mejía (Bogotá: Planeta, 1989), 331-332.

 NA: Sobrenome(s), “Título curto do capítulo”, página(s) consultada(s).

Olinto Rueda, “Historia de la población colombiana”, 340.

 B: Sobrenome(s), Nome. “Título do capítulo”. In Título do livro, editado/coordenado/compilado por Nome Sobrenome(s). Intervalo de páginas do capítulo. Cidade: Editorial, ano.

Olindo Rueda, José. “Historia de la población colombiana 1880-2000”. In Nueva historia de Colombia, vol. 5, editado por Álvaro Tirado Mejía. 320-345. Bogotá: Planeta, 1989.

 

Artigos em revistas acadêmicas

 N: Nome Sobrenome(s), “Título do artigo”, Título da revista volume, n.° xx (ano): página(s) consultada(s), URL/DOI.

Orlando Deavila Pertuz, “‘La ciudad de los mil colores’: mestizaje, política y tensiones raciales en Cartagena entre las décadas de 1940 y 1970”, Anuario Colombiano de Historia Social y de la Cultura 49, n.° 2 (2022): 210, https://doi.org/10.15446/achsc.v49n2.97299.

 NA: Sobrenome(s), “Título curto do artigo”, página(s) consultada(s).

Deavila Pertuz, “‘La ciudad de los mil colores’”, 205.

 B: Sobrenome(s), Nome. “Título do artigo”. Título da revista volume, n.° xx (ano): página(s) consultada(s). URL/DOI.

Deavila Pertuz, Orlando. “‘La ciudad de los mil colores’: mestizaje, política y tensiones raciales en Cartagena entre las décadas de 1940 y 1970”. Anuario Colombiano de Historia Social y de la Cultura 49, n.° 2 (2022): 187-215. https://doi.org/10.15446/achsc.v49n2.97299.

 

Dissertação/Teses e apresentações

 N: Nome Sobrenome(s), “Título da dissertação/teses o apresentação” (apresentação o dissertação de bacharelado/mestrado/doutorado, Instituição ou Evento, data), página(s) consultada(s).

Franklin Gil, “Vivir en un mundo de blancos. Experiencias, reflexiones y representaciones de ‘raza’ y clase de personas negras de sectores medios en Bogotá D. C.” (dissertação de mestrado, Universidad Nacional de Colombia, 2010), 34-35.

Emilia Aguilar, “El discurso ecfrástico como estrategia literaria en la novela Sangre en las manos de la autora Laura Pérez de Oleas Zambrano” (apresentação, Congreso de Literatura Ecuatoriana, 24 de outubro de 2016).

 NA: Sobrenome(s), “Título curto da dissertação/teses o apresentação”, página(s) consultada(s).

Gil, “Vivir en un mundo de blancos”, 33.

Aguilar, “El discurso ecfrástico”.

 B: Sobrenome(s), Nome. “Título da dissertação/teses o apresentação”. Apresentação o Dissertação de bacharelado/mestrado/doutorado, Instituição ou Evento, data.

Gil, Franklin. “Vivir en un mundo de blancos. Experiencias, reflexiones y representaciones de ‘raza’ y clase de personas negras de sectores medios en Bogotá D. C.”. Dissertação de mestrado, Universidad Nacional de Colombia, 2010.

Aguilar, Emilia. “El discurso ecfrástico como estrategia literaria en la novela Sangre en las manos de la autora Laura Pérez de Oleas Zambrano”. Apresentação, Congreso de Literatura Ecuatoriana, 24 de outubro de 2016.

 

Websites

 N: Nome Sobrenome(s), “Título do post”, Título do sitio web, data da consulta, URL.

 REC ONLINE, “ArchivosREC: Atentado a La Moneda- 11 de septiembre de 1973”, YouTube, 11 de setembro de 2022, https://www.youtube.com/watch?v=vsTkeJE5CSM.

 NA: Sobrenome(s), “Título curto do post”.

REC ONLINE, “ArchivosREC: Atentado a La Moneda”.

 B: Sobrenome(s), Nome. “Título do post”. Título do sitio web. Data da consulta. URL.

REC ONLINE. “ArchivosREC: Atentado a La Moneda- 11 de septiembre de 1973”. YouTube. 11 de setembro de 2022. https://www.youtube.com/watch?v=vsTkeJE5CSM.

 

Entrevistas

 N: Nome Sobrenome(s) pessoa entrevistada, entrevistada por Nome Sobrenome(s), data.

 Fernando Rodríguez, entrevistado por Mariana Pérez, 5 de setembro de 2022.

 NA: Sobrenome(s) persona entrevistada, entrevista.

 Rodríguez, entrevista.

 B: Sobrenome(s), Nome pessoa entrevistada. Entrevistada por Nome Sobrenome(s), data.

Rodríguez, Fernando. Entrevistado por Mariana Pérez, 5 de setembro de 2022.

 

Documentos impressos

 N: Nome Sobrenome(s), “Título do documento” (Cidade: Editorial, ano), página(s) consultada(s).

Estados Unidos de Colombia, “Decreto orgánico de la instrucción pública primaria” (Bogotá: Imprenta de la Nación, 1870), 23.

 NA: Sobrenome(s), “Título curto do documento”, página(s) consultada(s).

Estados Unidos de Colombia, “Decreto orgánico”, 23.

B: Sobrenome(s), Nome. “Título do documento”. Cidade: Editorial, ano.

Estados Unidos de Colombia. “Decreto orgánico de la instrucción pública primaria”. Bogotá: Imprenta de la Nación, 1870.

 

Outros

 N: Nome Sobrenome(s), “Título da fonte”, data, tipo de fonte, localização da fonte.

Francisco Goya, “La familia de Carlos IV”, 1800, óleo sobre tela, Museo del Prado, Madrid.

Salvador Allende, “Universidad de Guadalajara”, 2 de dezembro de 1972, fala.

 NA: Sobrenome(s), “Título da fonte”.

Goya, “Familia de Carlos IV”.

Allende, “Universidad de Guadalajara”.

 B: Sobrenome(s), Nome. “Título da fonte”. Data. Tipo de fonte. Localização da fonte.

 Goya, Francisco. “La familia de Carlos IV”. 1800. Óleo sobre tela. Museo del Prado, Madrid.

Allende, Salvador. “Universidad de Guadalajara”. 2 de dezembro de 1972. Fala.