Publicado

2023-07-10

Plants that heal: experiences of those who use them in the Amazon region of Pará

Plantas que curan: experiencias de quienes las usan en la región amazónica de Pará

Plantas que curam: experiências de quem as usa na região amazônica do Pará

DOI:

https://doi.org/10.15446/ma.v14n2.99530

Palabras clave:

bioculturality, homegardens, open markets, healing, medicinal plants, Amazon (en)
bioculturalidad, huertas, mercados abiertos, curación, plantas medicinales, Amazonía (es)
bioculturalidade, quintais domésticos, feiras, cura, plantas medicinais, Amazônia (pt)

Descargas

Autores/as

The study assessed the interaction between people and therapeutic plants in the traditional pharmacopoeia in different contexts of healing and religiosity. Homegardens in the towns of Abaetetuba and Vigia, and stands at the market, Feira da 25 de Setembro, in the city of Belém, PA, were investigated. The methodology included conducting semi-structured interviews and photographic records to analyze the cultural and religious value aggregated to plants and their use in the tradition of these populations. The use of 50 species of therapeutic plants was identified, 29 at Feira da 25, 11 in Abaetetuba and 19 in Vigia. There is a greater diversity of species at Feira da 25 and the demand is related to mystical rituals. The species mucuracaá, catinga de mulata, rosemary and basil are frequently used in ritual works for spiritual protection. In the homegardens, residents expressed spiritual and affective connections, wherein the plants have sacred meanings in addition to transmitting well-being. Both at markets and in homegardens, diversity in the use of species associated with the domain of knowledge and traditions passed down through family generations means the use of plants is effective at curing diseases of the body and soul.

El estudio evaluó la interacción entre personas y plantas terapéuticas en la farmacopea tradicional en diferentes contextos de curación y religiosidad. Se investigaron huertos familiares en las localidades de Abaetetuba y Vigia, y puestos en el mercado, Feira da 25 de Setembro, en la ciudad de Belém, PA. La metodología incluyó la realización de entrevistas semiestructuradas y registros fotográficos para analizar el valor cultural y religioso agregado a las plantas y su uso en la tradición de estas poblaciones. Se identificó el uso de 50 especies de plantas terapéuticas, 29 en Feira da 25, 11 en Abaetetuba y 19 en Vigia. Hay una mayor diversidad de especies en Feira da 25 y la demanda está relacionada con los rituales místicos. Las especies mucuracaá, catinga de mulata, romero y albahaca se utilizan con frecuencia en trabajos rituales de protección espiritual. En los huertos familiares, los vecinos expresaron conexiones espirituales y afectivas, donde las plantas tienen significados sagrados además de transmitir bienestar. Tanto en los mercados como en los huertos familiares, la diversidad en el uso de especies asociadas con el dominio del conocimiento y las tradiciones transmitidas de generación en generación significa que el uso de plantas es eficaz para curar enfermedades del cuerpo y el alma.

O estudo avaliou a interação entre pessoas e plantas terapêuticas na farmacopéia tradicional em diferentes contextos de cura e religiosidade. Foram investigados quintais domiciliares nos municípios de Abaetetuba e Vigia e barracas do mercado Feira da 25 de Setembro, na cidade de Belém / PA. A metodologia incluiu a realização de entrevistas semiestruturadas e registros fotográficos para analisar o valor cultural e religioso agregado às plantas e sua utilização na tradição dessas populações. Foi identificada a utilização de 50 espécies de plantas terapêuticas, sendo 29 na Feira da 25, 11 na Abaetetuba e 19 na Vigia. A diversidade de espécies da Feira da 25 é maior e a procura está relacionada com rituais místicos. As espécies mucuracaá, catinga de mulata, alecrim e manjericão são frequentemente utilizadas em trabalhos rituais de proteção espiritual. Nos quintais, os moradores expressaram vínculos espirituais e afetivos, sendo que as plantas possuem significados sagrados além de transmitirem bem-estar. Tanto nos mercados quanto nos quintais, a diversidade no uso de espécies associada ao domínio do conhecimento e das tradições passadas de geração em geração faz com que o uso de plantas seja eficaz na cura de doenças do corpo e da alma.

Referencias

ALBUQUERQUE U.P., ADN CHIAPPETA A.A. (1996). Contribuição Etnobotânica para o Universo Ritual dos Cultos Afro-Brasileiros. In: Tania Lima (Org.) Sincretismo Religioso: o ritual afro. 1 ed. RECIFE: MASSANGANA, 1996, 188-197.

ALBUQUERQUE U.P., AND LUCENA R.F.P. (Org.), Cunha L.V.F.C. da (Org.) (2010). Métodos e Técnicas na Pesquisa Etnobiológica e Etnoecológica. 1 ed. Recife: NUPEEA.

ALBUQUERQUE U.P., AND LUCENA R.F.P. (Org.) (2004). Métodos e técnicas na pesquisa etnobotânica. 1st ed. Recife: Livro Rápido/NUPEEA.

ALMEIDA, M.Z. (2011). Plantas Medicinais [online]. 3 ed. Salvador: EDUFBA. https://doi.org/10.7476/9788523212162

BITENCOURT B.L.G., LIMA P.G.C., AND BARROS F.B. (2014). Comércio e uso de plantas e animais de importância Mágico-Religiosa e Medicinal no mercado público do Guamá, Belém do Pará. Revista Faculdade Santo Agostinho, 11, 96-158. https://doi.org/10.12819/2014.11.3.5

BRASIL (2010). Ministério do Meio Ambiente. Metas nacionais de biodiversidade para 2010. Brasília.

BUCHILLET, D. (1991). A antropologia da doença e os sistemas oficiais de saúde. In: Medicinas tradicionais e medicina ocidental na Amazônia. Belém: MPEG/Edições Cejup/UEP, pp. 21-44.

CAMARGO, M.T.L.A. (1988). Plantas medicinais e de rituais afro-brasileiros I. São Paulo: Ed. AlMED.

CAMARGO, M.T. (2014). As plantas medicinais e o sagrado: a etnofarmacobotânica em uma revisão historiográfica da medicina popular no Brasil. 1st ed. São Paulo: Ícone.

CARMO, T.N., LUCAS, F.C.A., LOBATO, G.J.M., AND GURGEL, S.C. (2015). Plantas medicinais e ritualísticas comercializadas na feira da 25 de setembro, Belém, Pará. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer – Goiânia, 11: 2015-3440.

CASCUDO, I.C. (1997). Tradição, ciência do povo. São Paulo: Perspectiva.

CROATTO, J.S. (2002). As linguagens da experiência religiosa: uma introdução à fenomenologia da religião. Paulinas.

DANTAS, C.F.N., AND SILVA, R.F. (2013). Os conhecimentos tradicionais dos(as) erveiros(as) da Feira do Ver-o-Peso (Belém, Pará, Brasil): um olhar sob a ótica da Ciência da Informação. Perspectivas em Ciência da Informação, 18: 105-125. https://doi.org/10.1590/S1413-99362013000200008

DUCKE, A. (1943). O cabí do Pará. Arq. Serv. Florestal, 2: 13-17.

FERREIRA, I.B., RODRIGUES, M.O., AND COSTA, J.M. (2017). Etnobotânica das Plantas Medicinais Cultivadas nos Quintais do Bairro de Algodoal em Abaetetuba/PA. Revista Fitos, 10: 254-267. https://doi.org/10.5935/2446-4775.20160020

REFLORA (N.D.). Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. . Accessed on Aug 12, 2020. http://floradobrasil.jbrj.gov.br/

GSPC (2006). Estratégia global para a conservação de plantas. Rio de Janeiro: RBJB: BGCI.

GALVÃO, E. (1955). Santos e Visagens, um estudo da vida religiosa de Itá, Amazonas. Coleção Brasiliana, Série 5ª, vol. 284. Ed. Companhia Nacional.

GANDOLFO, E.S., AND HANAZAKI, N. (2011). Etnobotânica e urbanização: conhecimento e utilização de plantas de restinga no Distrito do Campeche (Florianópolis, SC). Acta Botanica Brasilica, 25: 168-177. https://doi.org/10.1590/S0102-33062011000100020

GONÇALVES J.P., AND LUCAS F.C.A. (2017). Agrobiodiversidade e etnoconhecimento em quintais de Abaetetuba, Pará, Brasil. Revista Brasileira de Biociências, 15: 119-134.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE (n.d.). Censo 2010. https://censo2010.ibge.gov.br/

LABATE, B.C. (org.), AND GOULART, S.L. (org.) (2005). O uso ritual das plantas de poder. Campinas: Mercado das Letras: Fapesp.

LEITE, I.A., DE MORAIS, A.M., CARNEIRO, R.G., AND LEITE, C.A. (2015). A etnobotânica de plantas medicinais no município de São José de Espinharas, Paraíba, Brasil. Biodiversidade, 14: 22-30.

LÉVI-STRAUSS, C. (1975). Antropologia estrutural. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro.

LOBATO, G.J.M., LUCAS, F.C.A., AND MORAES JUNIOR, M.R. (2017). Estética, crenças e ambiência: as representatividades das plantas ornamentais em quintais urbanos de Abaetetuba-Pará. Ambiência Guarapuava, 13: 135 – 149. https://doi.org/10.5935/ambiencia.2017.01.09

LUCAS, F.C.A., GURGEL, E.S.C., AND LOBATO, G.J.M. (2017). Panoramas dos estudos etnobotânicos na Amazônia: caminhos para reflexão. In: Lucas FCA, Moraes Junior MR, Jerome L, Davidson R, Costa Junior J (Orgs.). Natureza e sociedades - Estudos interdisciplinares sobre ambiente, cultura e religião na Amazônia. 1st ed. São Paulo: Fonte Editorial Ltda, pp.17-42.

MARTINS, A.G., ROSÁRIO, D.L., BARROS, M.N., AND JARDIM, M.A.G. (2005). Levantamento etnobotânico de plantas medicinais, alimentares e tóxicas da Ilha do Combu, Município de Belém, Estado do Pará, Brasil. Revista Brasileira de Farmácia, 86: 21-30.

MARTINS-DA-SILVA, R.C.V., SILVA, A.S.L., FERNANDES, M.M., AND MARGALHO, L. (2014). Noções morfológicas e taxonômicas para identificação botânica. Brasília, DF: Embrapa Amazônia Oriental.

MAUÉS, R.H., AND VILLACORTA, G.M. (2008). Pajelança e Religiões Africanas na Amazônia. Belém: EDUFPA.

MOREIRA, E. (2007). Conhecimento tradicional e a proteção. Revista T&C Amazônia, 11: 33-41.

OLIVEIRA, A.C.D. (2017). Manual - Acesso ao Patrimônio Genético Brasileiro e ao Conhecimento Tradicional Associado. ABIFINA.

PELÁEZ, M.C. (1994). No mundo se cura tudo, interpretações sobre a “cura espiritual” no Santo Daime. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

QUINTAS, G.G. (2007). Entre maracás, curimbas e tambores: pajelança nas religiões afro-brasileiras. Dissertação de Mestrado (Pós-graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal do Pará. Belém.

RÊGO JUNIOR, J.P.M. (1973). Pajelança na Vigia. Belém: [s.n].

RICCIARDI, G.S. (2009). O uso da Ayahuasca e a experiência de alívio, transformação e cura na União do Vegetal. In: Antônio Nery Filho; Edward Mac Rae; Luíz Alberto Tavares; Marlize Rêgo. (Org.). Toxicomanias Incidências clínicas e socioantropológicas. 1st ed. Salvador: Edufba, v. 1, p. 7-305. https://doi.org/10.7476/9788523208820.0004

RIOS, M.F., AND HUBER, F. (2017). Levantamento da biodiversidade em quintais domésticos e sua possível importância na segurança alimentar e preservação da flora da Mata Atlântica. Anais - 6º Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, junho de 2017, p. 152-160.

ROCHA, F.A.G., ARAÚJO, M.F.F., COSTA, N.D.L., AND SILVA, R.P. (2015). O uso terapêutico da flora na história mundial. Holos, 49-61. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2492

SANTOS, F.S. (2000). Dumas dos. Tradições populares de uso de plantas medicinais na Amazônia. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, 6, 919-939. https://doi.org/10.1590/S0104-59702000000500009

SILVA, M.G.C.A., AND TOURINHO, H.L.Z. (2013). O papel dos quintais no espaço urbano amazônico. In: Encontro Nacional da ANPUR (Associação Nacional de Urbanismo), Recife. Desenvolvimento, planejamento e governança - Recife, 1072-1086, 2013.

SIVIERO, A., DELUNARDO, T.A., HAVERROTH, M., OLIVEIRA, L.C., ROMAN, AND A.L.C., MENDONÇA, M.A.S. (2014). Plantas ornamentais em quintais urbanos de Rio Branco, Brasil. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, 9, 797-813. https://doi.org/10.1590/1981-81222014000300015

SOARES, D.B.S., DUARTE, I.P., CAVALCANTI, A.D., SILVA, F.C., BRAGA, A.D., LOPES, M.T.P., TAKAHASHI, J.Á., AND VIEIRA-FILHO, A.S. (2017). Psychotria viridis: Chemical constituents from leaves and biological properties. Anais da Academia Brasileira de Ciências, 89, 927-938. https://doi.org/10.1590/0001-3765201720160411

THIOLLENT, M. (1986). Metodologia da pesquisa-ação. Coleção Temas Básicos da Pesquisa-Ação. 2° Ed. Editora Cortez, São Paulo.

TOMAZZONI, M.I., NEGRELLE, R.R.B., AND CENTA, M.L. (2006). Fitoterapia popular: a busca instrumental enquanto prática terapêutica. Texto and Contexto – Enfermagem, 15, 115-121. https://doi.org/10.1590/S0104-07072006000100014

TROPICOS.ORG (2018). Missouri Botanical Garden [www.tropicos.org]. Accessed on Nov 30, 2018.

Cómo citar

APA

Araújo Lucas , F. C., da Conceição Lobato Neto, A., de Oliveira Mesquita , U., Viana Urbinati , C. y Almeida Santos, J. (2023). Plants that heal: experiences of those who use them in the Amazon region of Pará. Mundo Amazónico, 14(2), e99530. https://doi.org/10.15446/ma.v14n2.99530

ACM

[1]
Araújo Lucas , F.C., da Conceição Lobato Neto, A., de Oliveira Mesquita , U., Viana Urbinati , C. y Almeida Santos, J. 2023. Plants that heal: experiences of those who use them in the Amazon region of Pará. Mundo Amazónico. 14, 2 (jul. 2023), e99530. DOI:https://doi.org/10.15446/ma.v14n2.99530.

ACS

(1)
Araújo Lucas , F. C.; da Conceição Lobato Neto, A.; de Oliveira Mesquita , U.; Viana Urbinati , C.; Almeida Santos, J. Plants that heal: experiences of those who use them in the Amazon region of Pará. Mundo Amazon. 2023, 14, e99530.

ABNT

ARAÚJO LUCAS , F. C.; DA CONCEIÇÃO LOBATO NETO, A.; DE OLIVEIRA MESQUITA , U.; VIANA URBINATI , C.; ALMEIDA SANTOS, J. Plants that heal: experiences of those who use them in the Amazon region of Pará. Mundo Amazónico, [S. l.], v. 14, n. 2, p. e99530, 2023. DOI: 10.15446/ma.v14n2.99530. Disponível em: https://revistas.unal.edu.co/index.php/imanimundo/article/view/99530. Acesso em: 2 ago. 2024.

Chicago

Araújo Lucas , Flávia Cristina, Antônio da Conceição Lobato Neto, Ulliane de Oliveira Mesquita, Cláudia Viana Urbinati, y Janaira Almeida Santos. 2023. «Plants that heal: experiences of those who use them in the Amazon region of Pará». Mundo Amazónico 14 (2):e99530. https://doi.org/10.15446/ma.v14n2.99530.

Harvard

Araújo Lucas , F. C., da Conceição Lobato Neto, A., de Oliveira Mesquita , U., Viana Urbinati , C. y Almeida Santos, J. (2023) «Plants that heal: experiences of those who use them in the Amazon region of Pará», Mundo Amazónico, 14(2), p. e99530. doi: 10.15446/ma.v14n2.99530.

IEEE

[1]
F. C. Araújo Lucas, A. da Conceição Lobato Neto, U. de Oliveira Mesquita, C. Viana Urbinati, y J. Almeida Santos, «Plants that heal: experiences of those who use them in the Amazon region of Pará», Mundo Amazon., vol. 14, n.º 2, p. e99530, jul. 2023.

MLA

Araújo Lucas , F. C., A. da Conceição Lobato Neto, U. de Oliveira Mesquita, C. Viana Urbinati, y J. Almeida Santos. «Plants that heal: experiences of those who use them in the Amazon region of Pará». Mundo Amazónico, vol. 14, n.º 2, julio de 2023, p. e99530, doi:10.15446/ma.v14n2.99530.

Turabian

Araújo Lucas , Flávia Cristina, Antônio da Conceição Lobato Neto, Ulliane de Oliveira Mesquita, Cláudia Viana Urbinati, y Janaira Almeida Santos. «Plants that heal: experiences of those who use them in the Amazon region of Pará». Mundo Amazónico 14, no. 2 (julio 10, 2023): e99530. Accedido agosto 2, 2024. https://revistas.unal.edu.co/index.php/imanimundo/article/view/99530.

Vancouver

1.
Araújo Lucas FC, da Conceição Lobato Neto A, de Oliveira Mesquita U, Viana Urbinati C, Almeida Santos J. Plants that heal: experiences of those who use them in the Amazon region of Pará. Mundo Amazon. [Internet]. 10 de julio de 2023 [citado 2 de agosto de 2024];14(2):e99530. Disponible en: https://revistas.unal.edu.co/index.php/imanimundo/article/view/99530

Descargar cita

CrossRef Cited-by

CrossRef citations0

Dimensions

PlumX

Visitas a la página del resumen del artículo

233

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.